O acúmulo de líquidos pode ser causado por vários motivos. Entre os principais estão: o mau funcionamento dos rins; problemas circulatórios, especialmente do sistema linfático; consumo elevado de sal; alterações no metabolismo decorrentes da menstruação ou gravidez.
Algumas medidas simples ajudam a reduzir os inchaços motivados pela retenção de líquidos. Por incrível que pareça, beber água é uma dessas medidas. A água estimula o funcionamento dos rins, ajuda a eliminar toxinas e melhora o sistema circulatório. Também é importante praticar exercícios físicos regularmente e evitar alimentos com muito sal e sódio.
A drenagem linfática é um método de massagem, realizado com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, auxiliando a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam entre os tecidos.
A drenagem produz um efeito muito benéfico no organismo já que, favorece a circulação sanguínea e linfática, melhora as respostas imunes, produz relaxamento das fibras musculares, alivia a tensão e o stress, além disso é uma terapia muito gostosa e relaxante.
Uma dieta equilibrada também é fundamental para a eliminação dos líquidos pelo corpo. Alguns alimentos, como melão, salsão, aspargo, rúcula, aipo, almeirão e pepino funcionam como diuréticos naturais, ou seja, ajudam o organismo a se livrar da água acumulada.
Os chás diuréticos atuam principalmente no sistema linfático. Eles ajudam os rins a filtrarem a linfa, substância que carrega impurezas para fora do nosso organismo. Com isso, a eliminação de toxinas pela urina é maior, reduzindo a sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos. Além de facilitar a eliminação e líquidos, os chás diuréticos contribuem para o emagrecimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário