quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Shantala e Banho de Balde



A Shantala é uma técnica de massagem que surgiu na Índia. É uma deliciosa maneira de aproximar ainda mais a mãe e seu bebê! O vínculo criado entre o massageado (bebê) e quem o faz (pai, mãe, avós, cuidadores, etc) é de extrema importância para o bebê. Por isso, quem vai aprender a técnica deve agir com grande responsabilidade e muito amor.

A massagem pode ser aplicada em bebês a partir de uma mês de idade, e não antes disso! É isso que se preconiza na índia, pois assim como a moleira do bebê ainda está aberta, a filosofia Indiana afirma que os chakra, ou seja, os pontos de energia do corpo do bebê, também ainda estão abertos, e em formação, durante o primeiro mês de vida.



Deve-se criar uma rotina para se fazer a massagem, ou seja, ela deve acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer. Pois após recebê-la o bebê deve tomar um banho de imersão (banheira ou ofurô) para se acalmar ainda mais. Depois ele deve ter um soninho reparador, longo e delicioso!
Durante a aplicação, outro ponto importante é o óleo a ser passado no corpinho do bebê. Ele deve ser vegetal (extraído das plantas) e não mineral, vindo do petróleo! Os melhores são os de amêndoa-doce, coco, girassol e uva.
Segundo Frederick Leboyer, obstetra francês, que trouxe esse presente para o nosso continente, "é preciso conversar com a pele do bebê, que tem sede e fome como sua barriga".
Leboyer enfatiza a importância de quem vai aplicar a massagem, de estar 100% onde se está, prestando a atenção no seu bebê, mantendo o olhar em seus olhinhos, e a mãe e o coração juntos!
Os benefícios que essa massagem proporciona são diversos, entre eles a sensação de bem estar e calma. Ao receber o 'toque', o bebê sente-se mais seguro e acolhido. Os estímulos que eles recebem através do toque, produzem endomorfinas, hormônios neurológicos que reforçam sensações de amor, calor, amizade... um verdadeiro ato de amor!



E o mais incrível de tudo isso é que os bebes ficam com as perninhas dobradas, da mesma forma que ficavam quando estavam no útero das mães durante os últimos meses. Esta posição familiar proporciona uma sensação de segurança e faz com que ele se sinta à vontade no balde. Você também pode "embrulhá-lo" com uma toalha de rosto umidecida na água morna, como fazem os japoneses no ofurô! 

Então vamos para as instruções, pois, apesar de parecer fácil, algumas dicas vão ajudar na prática:
- Pegue um balde novo que só vai ser usado para isso (ou um balde especial para banho de bebê);
- Verifique se há alguma parte que possa arranhar o bebê. Se sim, lixe para tirar a imperfeição;
- Posicione o balde de modo que você fique com a coluna reta ao segurar o bebê;
- NUNCA pare de segurar seu bebê/balde;
- A água tem que esta em temperatura agradável e na altura do ombro do bebê;
-  Para dar sustentação ao bebê, posicione uma de suas mãos debaixo do braço dele e a outra em cima do ombro (é a posição que eu me sinto mais confirtável e segura);
- Se seu bebê for maior e não precisar de sustentação, fique com suas mãos segurando o balde;
Os bebês crescem rápido e em breve não caberão mais no balde, por isso, aproveitem enquanto é tempo. Ainda mais nos dias quentes e secos! 
Fica a dica para as mamães e seus bebes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...